MENU

Hospital e Maternidade São Francisco de Assis

Hospital e Maternidade São Francisco de Assis

Hospital e Maternidade São Francisco de Assis

O Hospital e Maternidade São Francisco de Assis está localizado no município do Crato, extremo sul do estado do Ceará, na região do Cariri, distante 533 km da capital Fortaleza, com população estimada de 133.913, segundo o IBGE 2021. Foi idealizado pelo primeiro Bispo Diocesano, Dom Quintino Rodrigues de  Oliveira e Silva, tendo sido fundado em 23 de dezembro de 1936, por Dom Francisco de Assis Pires. Seu principal objetivo era suprir a total carência médico-hospitalar em toda região Sul do estado do Ceará e, principalmente, dar assistência e controlar uma grave epidemia da peste bubônica, que na ocasião atingiu centenas de pessoas.

O Hospital e Maternidade São Francisco de Assis é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo desde 1º de janeiro de 2004, por meio de comodato. No ano de 2022 foi adquirido pela Governo do Estado do Ceará, que manteve as mesmas condições de administração.

Atualmente dispõe de 185 leitos e presta serviço atendimento aos pacientes de convênios, particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital e Maternidade São Francisco de Assis é classificado como hospital-polo pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará na prestação de atendimento de média complexidade ao SUS, sendo assim, referência para várias clínicas de Saúde, além de atendimentos a convênios e a pacientes particulares, conforme descrito acima.

Está localizado na Região Metropolitana do Cariri, que atualmente é composta por nove municípios, conforme mapa abaixo:

[Galeria 14]

Cariri

O Cariri se constitui como região metropolitana em virtude de ser a segunda região urbana mais expressiva do Estado, dada com a conurbação formada pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, denominada Crajubar, e está situado a uma distância média de 600 km das duas metrópoles regionais nordestinas mais próximas, Fortaleza e Recife.

O Crajubar, tem população estimada de 473.839, de acordo com o IBGE 2021. Toda a região do Cariri é composta por 28 municípios, com população estimada pelo IBGE 2021 de 1.004.242.
Os municípios de referência para atendimentos ao SUS representam uma população estimada de 218.237, IBGE 2021.
 

Compartilhe:

LOCALIZAÇÃO

Rua Coronel Antônio Luiz, 1028 - Pimenta
CEP: 63105-000 - Crato (CE)

Copyrights © 2023 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing.
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação